sábado, 4 de abril de 2009

O espetáculo HILDA HILST “O Espírito da Coisa” baseado na vida e obra da escritora Hilda Hilst que estréia no dia 08 de maio, no charmoso Teatro do Centro da Terra, em Perdizes abrirá a programação do Projeto homônimo idealizado pela atriz Rosaly Papadopol, em homenagem a escritora, com a curadoria de José L. Mora Fuentes, Rosaly Papadopol e Ruy Cortez

O Projeto HILDA HILST “O Espírito da Coisa” tem como ponto central o espetáculo solo da atriz, dirigido por Ruy Cortez. A programação do projeto conta com uma exposição, palestras, recital, leituras dramáticas, apresentações teatrais e de curtas-metragens convidados. Essas atividades paralelas em homenagem à escritora acontecerão a cada semana durante o período de maio e junho de 2009 aos sábados à tarde.

A exposição com curadoria de Graziela Kunsch, que acompanhará também os horários de apresentação do espetáculo pretende levar o espírito da Casa do Sol, residência de Hilda Hilst, para as áreas de convivência do Teatro do Centro da Terra. Ao invés de apenas transportar os objetos pessoais de Hilda para a exposição, o desafio da curadoria de Graziela Kunsch foi pensar em formas de tradução desse espaço íntimo para o espaço expositivo. Entre as artistas convidadas especialmente para a exposição estão; Rochelle Costi, que deve desenvolver um projeto de fotografias da Casa do Sol, e a pintora Olga Bilenky, amiga de Hilda que até hoje vive na casa e que irá mostrar seus desenhos para o livro de poemas Rútilo Nada.

Complementam a exposição, um vídeo criado por Elaine César a partir de fotos, objetos, desenhos, agendas e vários escritos de Hilda que pertencem hoje aos acervos do Instituto Hilda Hilst e do CEDAE Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulálio da Unicamp. Graziela Kunsch foi convidada para o projeto, pois desde 2001 abriga uma série de residências artísticas em sua própria casa, exatamente como fazia Hilda com seus amigos escritores.

Resultado da pesquisa iniciada em 1998 pela atriz Rosaly Papadopol, o projeto conta com a colaboração de vários profissionais, entre eles; José Luiz Mora Fuentes, escritor, parceiro pessoal e profissional da escritora e Presidente do Instituto Hilda Hilst; do dramaturgo José Antônio de Souza, do dramaturgista, roteirista e editor de cinema e vídeo Gaspar Guimarães e do diretor Ruy Cortez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário